quinta-feira, 29 de novembro de 2012

RADIOFREQUÊNCIA: é o fim da flacidez, celulite e gordura localizada!



O que é?
É um equipamento de alta tecnologia que utiliza a radiofreqüência para tratamentos de rejuvenescimento facial e corporal (flacidez cutânea, celulite, gordura localizada, fibroses e aderências).



Como funciona?
A Radiofrequência possui um efeito térmico. No caso da gordura localizada a radiofreqüência promove um aumento da circulação sanguínea, enzimática e metabólica, ativando a “queima” da gordura.



Já no caso da flacidez cutânea (pele) o aumento do calor proporciona uma reestruturação, um aumento das fibras de colágeno, que da sustentabilidade para a pele. Ocorre contração das moléculas de colágeno (efeito imediato) e estimulação da síntese de novo colágeno (durante a semana e meses seguintes).

 

       No combate a celulite a Radiofrequência aumenta a temperatura interna, provocando um aumento da circulação sanguínea, consequentemente estimula a drenagem linfática, diminuindo a concentração de toxinas nas células adiposas reduzindo assim o seu tamanho.
      Nos casos de fibroses e aderências de pós-operatórios, o uso da radiofreqüência é indicado, pois o aquecimento promove um realinhamento das fibras de colágeno, melhorando a qualidade o colágeno e da elastina.
      O segredo da Radiofreqüência esta em saber utilizar corretamente a temperatura para cada caso.

Quantas sessões são necessárias para o tratamento?
Depende da área a ser tratada e da gravidade de cada caso.

Quando é possível retornar as atividades normais?
É possível retornar as atividades imediatamente.Após a sessão pode haver uma leve vermelhidão. É recomendado o uso de filtro solar e/ou bloqueador solar após uma sessão de Radiofrequência facial.

A Radiofrequência dói?
Não. Apenas ocorre um aumento da temperatura local, levando a uma vermelhidão. Não é invasivo, portanto não causa cortes, edemas ou equimoses.

Quando começam a aparecer os resultados do tratamento com Radiofrequência?
Geralmente a partir da primeira sessão. Mesmo depois de ter acabado o tratamento com a radiofreqüência, ainda existe deposição de um novo colágeno por dois a quatro meses. Dependendo do número de sessões realizadas.


Beneficios do tratamento
  • Atua nos 3 niveis tissulares (pele)
  • Melhora a arquitetura externa da pele
  • Melhora a qualidade do colágeno e da elastina
  • Reorganiza as fibras de colágeno e elastina
  • Incremento na contagem das fibras
  • Aumento da atividade metabólica e enzimática
  • Melhora a microcirculação
  • Melhora a hidatação tecidual
  • Aumenta a oxigenação
  • Estimula o aporte de nutrientes
  • Acelera a eliminação de toxinas
  • Promove lipolise
  • Flacidez cutânea (facial e corporal)
  • Reduzir celulite
  • Reduzir gordura localizada
  • Fibroses

quarta-feira, 28 de novembro de 2012


ALONGAMENTO MUSCULAR 



Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem seu comprimento, preparando e aquecendo os grupos musculares antes da atividade física e eliminando a tensão após o exercício físico.

Quanto mais alongado um músculo  maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. Os nossos músculos que são responsáveis pelos movimentos, possuem uma característica importantes, a elasticidade, a qual permite o músculo voltar ao seu tamanho normal após serem alongados.

Entretanto, devido a vida sedentária  posturas inadequadas, estresses diário  e a não realização de alongamentos, é comum o aparecimentos de desalinhamentos e ou sobrecargas corporais. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimento, causando desconfortos e até dores.

O objetivo do alongamento não é ampliar a flexibilidade ao máximo,  mas em nível adequado, evitando que os músculos fiquem curtos e rígidos, o que aumenta o risco de desvios e lesões, que penalizam a coluna e as articulações, além de gerar dores e limitar as atividades. 
A prática regular, se possível diária, relaxa o corpo e a mente trazendo os seguintes benefícios:

  • reduzem as lesões;
  • relaxam o corpo;
  • ativam a circulação;
  • deixam o corpo mais solto e leve;
  • corrige a postura;
  • aumenta a agilidade mesmo com idade avançada;
  • benefícios para a coordenação;


Ao realizar um alongamento a prioridade são os grandes grupos musculares: panturrilhas, coxas, costas, braços, ombros, quadris e pescoço. “Os mais sujeitos a encurtamento e desvio são os músculos que atravessam duas articulações, como os da parte posterior da coxa, da panturrilha e da parte posterior do braço (tríceps)”, informa o fisioterapeuta e ciclista goiano Thiago Ayalla Melo Di Alencar. Segundo ele, as pernas são mais negligenciadas do que os braços porque dá mais trabalho estender os membros inferiores. 

No começo, caso você seja sedentário, alongar não é fácil  pois há uma grande dificuldade e dor durante os exercícios. Porém mantendo os alongamentos de forma regular os movimentos se tornarão mais fáceis. Os movimentos de alongamento devem ser feitos até sentir uma tensão no músculo, a partir deste momento relaxe e sustente por 20 a 30 segundos. Respire devagar, de forma contínua e livre. Isso leva mais oxigênio e nutrientes para o corpo, ajudando a musculatura a responder melhor ao estímulo. Se prender a respiração, a tendência é se cansar mais rápido.

Se você tem problemas crônicos, desvio ou dor na coluna, converse sobre alongamento com um médico ou fisioterapeuta para evitar novos danos. E siga a regra: se doer, não faça por conta própria; peça acompanhamento especializado.









terça-feira, 27 de novembro de 2012

EFEITOS DA MASSAGEM TERAPÊUTICA CONTRA A DOR É SIMILAR AO DO ANALGÉSICO

      Muitos viram esta reportagem, mas para quem não viu ai vai a dica! Pensem na massagem, como um remédio que não tem efeito contra lateral.

      Na prática, já se sabia desde a antiguidade clássica, pois gregos antigos e chineses praticavam massagem em seus atletas depois de exercícios. Mas só agora uma equipe de cientistas, no Canadá, demonstrou o mecanismo bioquímico pelo qual a massagem faz efeito terapêutico.

      O estudo foi publicado na edição de hoje da revista médica americana "Science Translational Medicine" pela equipe coordenada por Justin Crane e Mark Tarnopolsky, da Universidade McMaster, do Canadá.

      Usando um grupo de 11 voluntários que realizou exercícios físicos, recebeu massagem feita por profissionais e, depois, foi submetido a biópsias nos músculos afetados, Crane e seus colegas documentaram as mudanças biológicas nos tecidos.

      "Depois de dez minutos de massagem, vias de sinalização que respondem a estresses mecânicos foram ativadas. A massagem reduziu sinais de inflamação, e células musculares massageadas eram mais capazes de formar novas mitocôndrias", escreveu o editor da revista.

      Exercício demanda energia. Graças à massagem, as células musculares produziram com mais eficiência "organelas" (pequenos órgãos dentro das células) ligados à produção de energia, essas mitocôndrias.

      Ou seja, a massagem terapêutica facilita a recuperação após danos musculares.

      "A massagem depois da prática esportiva ajuda em duas coisas", afirma Victor Liggieri, coordenador do setor de fisioterapia do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP.

      "Há uma dor normal pós-exercício. A massagem reduz o tempo da recuperação muscular. E reduz o índice de lesão patológica, por exemplo, um estiramento muscular", diz Liggieri. Isto é, um alongamento, abrupto, do músculo, faz com que ele passe do seu limite elástico natural e o deixa contraído. E isso pode durar semanas, meses.

      "Mas não é só o atleta que está em risco", diz o fisioterapeuta. O chamado atleta de fim de semana é a clássica vítima de dor muscular.

      O objetivo do estudo canadense descrito agora era justamente avaliar essa situação em que pessoas sem condicionamento físico sofrem dor muscular.

      O estudo envolveu testar os músculos das pernas de voluntários submetidos a exercícios exaustivos.

      Dez minutos de massagem reduziram os sinais de inflamação nas células. E, algo que vai merecer mais estudo, o resultado foi parecido ao produzido por analgésicos.

      Segundo os autores, é importante dar validade científica a tratamentos baseados no toque, que são cada vez mais procurados em substituição ou de forma complementar ao atendimento médico convencional. Além disso, livraria os pacientes de efeitos colaterais de analgésicos e anti-inflamatórios.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pilates para Gestantes

      As mudanças que ocorrem na gestação não são apenas hormonais e emocionais, são também posturais. À medida que as semanas vão passando, as alterações em músculos, articulações e coluna vertebral também progridem.

 
      Passar por este período de forma confortável é possível com a ajuda do Pilates. Fisioterapeutas explicam que o método tem foco na estabilidade da musculatura postural, do assoalho pélvico, no fortalecimento e no alongamento suave dos músculos.
      Há melhora da concentração, da força postural, do equilíbrio, da coordenação e da qualidade dos movimentos, sem sobrecarregar as articulações. Consequentemente, auxiliará também na prevenção das dores lombares, ombros caídos e tensão no pescoço.

      As gestantes não precisam temer os exercícios, pois eles são adaptados de acordo com cada fase da gestação: inicial, intermediária e final, além do pós-parto imediato e seis semanas após. É importante destacar que a consciência postural proporcionada pelo Pilates apresenta benefícios para toda a vida, não somente na gestação.


As vantagens não param por aí.

      As técnicas de respiração trabalhadas no Pilates também ajudam a relaxar e respirar com mais eficiência, induzindo a calma e reduzindo de forma eficaz os níveis do cortisol, que é o hormônio do estresse.

      O Pilates é uma modalidade de baixo impacto, realizada no chão, com ou sem a utilização de pequenos aparelhos (bolas, rolos, isotoners, bandas elásticas). Além de lentos e com poucas repetições, os exercícios são coordenados pela respiração, o que permite respeitar o ritmo e os limites de cada grávida.

      Em princípio não há contra-indicações para a prática desta modalidade durante a gravidez, contudo, se não praticava Pilates antes de engravidar, espere o término do 1º trimestre de gestação para iniciar as suas aulas e peça a opinião do seu obstetra.


 
O Pilates não é recomendado nos casos de gestantes com descolamento prematuro da placenta, sangramento vaginal persistente, pré-eclâmpsia, doença cardíaca grave, hipertensão pela gravidez e retardo do crescimento intra-uterino.



Se exercite, fará muito bem a você!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Benefícios do Pilates solo e bola

      Pilates, o método MAT Pilates visa tonificar a musculatura corporal, fazer um realinhamento postural e alongá-lo integrando corpo e mente, para que os praticantes adquiram um corpo forte, harmonioso e saudável.




      Pilates prima pela qualidade e não pela quantidade de repetições, tendo uma variedade de movimentos que devem ser feitos com concentração e consciência corporal, utilizando basicamente a força da gravidade sobre o corpo. A região abdominal é muito solicitada para a realização dos exercícios, que sincronizam a respiração com o movimento.

      Utilizado tanto para condicionamento físico como para reabilitação, seus movimentos são realizados de acordo com os princípios básicos da concentração, controle, precisão, respiração, fluidez, centramento e por fim a consciência corporal.

      Os exercícios de solo são os mais tradicionais sendo os que mais focam a ação da musculatura abdominal, podendo também ser praticados diretamente no solo ou com o auxilio de acessórios que além de ajudar desafiam o aluno a desenvolver força, flexibilidade e capacidade proprioceptiva. Estes acessórios são as bolas, rolos, flex ring (anel flexível), thera band (faixas elásticas), discos de rotação e equilíbrio e molas.

      Os movimentos do Pilates Mat ou mais conhecido como Pilates Solo trabalham o seu corpo em diferentes graus de dificuldade, e por isso há a necessidade de uma avaliação do profissional para que possam ser administrados dentro da capacidade de cada um, ressaltando a importância da respiração na execução de cada movimento.

  • Diferença entre o pilates com aparelhos e o solo 

      A diferença básica entre o Pilates com aparelhos e o solo, é que no primeiro você conta com a ajuda das molas, da cama, das empunhaduras, esses recursos auxiliam a realizar certos movimentos. No Pilates Solo, você depende da força do próprio corpo para realizá-los: o centro dos movimentos, no abdome e na coluna lombar. Alguns exercícios se tornam mais pesados no Pilates Solo porque o praticante não tem a ajuda do aparelho. Além de fortalecer o corpo inteiro, trabalha-se muito com alongamento e acrescenta-se uma parte lúdica ao exercício, porque geralmente os alunos acham divertido trabalhar com a bola. E, ao mesmo tempo em que se trabalha o fortalecimento e o alongamento, exercita-se o equilíbrio. O Pilates feito no solo com acessórios, traz benefícios diversos ao corpo e a saúde em geral. O trabalho é progressivo, intenso, promove força, flexibilidade e equilíbrio.   
    
      O Pilates Solo atende a diversos públicos, pois cada um vai dentro da própria limitação, e o avanço é impressionante. Normalmente as pessoas ficam surpresas com os resultados rápidos e com as mudanças no corpo na questão de estética e resposta a estímulos externos. Por isso, várias celebridades mudaram seus conceitos, adotaram o Pilates Solo e mudaram radicalmente a harmonia dos músculos e do bem estar, já que o mesmo não causa nenhum tipo de lesão nem encurtamento muscular.


segunda-feira, 5 de março de 2012

O que é Lombalgia?


      Denomina-se de Lombalgia, o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor que a cefaléia entre os distúrbios dolorosos que mais acometem o homem. De acordo com vários estudos epidemiológicos, de 65% a 90% dos adultos poderão sofrer um episódio de lombalgia ao longo da vida, com incidência entre 40 e 80% da maioria das populações estudadas.




Sintomas da Lombalgia


      Os sintomas mais comuns da lombalgia são citados como uma dor lombar, que corresponde à região mais inferior da coluna vertebral, pouco acima das nádegas, na altura da cintura. Apresenta-se geralmente de começo discreto, com intensidade aumentando progressivamente e agravando com a mobilidade da região. Acompanha comumente a estas situações, algum grau de contratura muscular.
      As crises dolorosas geralmente apresentam-se em um ciclo de dor que duram alguns dias, podendo em alguns casos tornar-se constante ou desaparecer, retornando depois de algum tempo.
      Durante a crise dolorosa, a permanência em alguma forma de postura, seja sentado ou em pé, provoca o aparecimento da dor. A persistência dos sintomas ocasionalmente passa a ser um fator extremamente limitante sob o ponto de vista social, afetivo ou profissional, gerando grandes distúrbios secundários, como os de ordem emocional.
      Em termos etiológicos, a lombalgia é um processo eminentemente clínico, onde os exames complementares devem ser solicitados apenas para confirmação da hipótese diagnóstica.


Causas da Lombalgia


      Inúmeras circunstâncias (fatores de risco) contribuem para o desencadeamento e cronificação das síndromes lombares, tais como: fatores genéticos e antropológicos, psicossociais, obesidade, fumo, atividades profissionais, sedentarismo, maus hábitos posturais, síndromes depressivas, trauma, gravidez, trabalho repetitivo, entre outras.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Não ao Ato Médico!!


     Caros colegas da área da saúde, se vocês assim como eu não concordam com a aprovação do projeto lei do Ato médico não fiquem ai somente reclamando ou se mostrando indignados, vamos mostrar que somos unidos e que a atitude pode começar por você!
      Se você assim como tantos outros brasileiros e como eu votaram nas ultimas eleições, escolheram o senador que melhor se enquadrasse para defender seus dir...eitos, está na hora de cobrar essa atitude e que este faça por merecer o voto defendento tantos mil brasileiros que trabalham de forma digna em suas profissões cuidando da saúde e bem estar de tantos outros.
      Se cada um fizer o que sabe melhor e o que lhe cabe fazer dentro da sua profissão com certeza a saúde em nosso país seria muito melhor, sendo assim fica a dica aos nossos colegas médicos : cada macaco em seu galho, isso não quer dizer que o galho de vocês está acima do nosso!
      E você se assim como eu se sentiu desvalorizado, que seus 5 anos e tantos outros mais de estudo em sua area de atuação não estão recebendo o devido valor entre nos seguintes sites e enviei emails aos senhores senadores para que estes saibam do descontentamento de tantos brasileiros que assim como os senhores médicos também possuem uma profissão tão e quão importante e são capacitados para desempelha-las.

http://www.naoaoatomedico.org.br/index/index.cfm

http://www.atomediconao.com.br/

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Lesões Musculares

  • Contusões

      Normalmente resultam de desequílibrio muscular, flexibilidade precária, estiramento excessivo, contração muscular violenta contra uma grande resistência, coordenação motora ineficaz e discrepâncias no comprimento dos membros inferiores.



  • Caimbras

      São contraturas exageradas das fibras musculares ocorrendo de maneira involuntária e dolorosa.
É causada por fadiga muscular decorrentes do excesso de trabalho, vícios posturais e falta de vitamina B.



  • Estiramento Muscular
      É um alongamento exagerado do músculo sem rompimento de fibras. Ele aparece como uma dor muscular local, que piora ao esforço. Geralmente não há sinal de derrame sanguineo. Falta de aquecimento e alongamento assim como as condições fisiológicas do músculo contribuem para a ocorrência de estiramento.

  • Distensões

Geralmente ocorrem em esportes que exigem esforço muscular explosivo, como também em esportes que exigem paradas bruscas ou uma perigosa combinação de aceleração/desaceleração.



      As lesões musculares podem ser evitadas através de um bom condicionamento físico, aeróbico, trabalhando a força muscular adequadamente e mantendo um bom alongamento da musculatura esquelética.
      O tratamento após uma lesão muscular é feito com aplicação de faixas compressivas, elevação e imobilização da extremidade lesada, crioterapia (gelo) e antiflamatórios prescritos pelo médico.
      Após a lesão, inicia-se a regeneração muscular com reação inflamatória entre 6 e 24 horas após o trauma. O processo de cicatrização inicia-se cerca de três dias após a lesão, com estabilização em duas semanas. A restauração completa pode levar de 15 a 60 dias para se concretizar.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O que é Quiropraxia?

     
     Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.
      A atuação do quiropraxista está no sistema neuro-músculo-esquelético. Os principais acometimentos tratados pela Quiropraxia são:
  • Dores na coluna lombar
  • Hérnia de disco e dor ciática
  • Dores no pescoço
  • Dores e tensão muscular
  • Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo
  • Restrições à movimentações
  • DORT/LER
     Existem centenas de pesquisas que relatam o tratamento de Quiropraxia como uma das formas mais seguras para acometimentos articulares, especialmente a coluna vertebral.

  • Lombalgia
     Um estudo conduzido pelo médico T.W. Meade, publicado no British Medical Journal, concluiu, após dois anos de acompanhamento dos pacientes, que "para pacientes com dor na coluna lombar, para os quais não haja contra-indicação quanto à manipulação articular, a Quiropraxia praticamente garante benefícios compensadores e de longa duração, em comparação aos tratamentos hospitalares ambulatoriais oferecidos a pacientes".

  • Cervicalgia
     Médicos e Quiropraxistas da Corporação RAND e de várias outras institutições acadêmicas, realizaram uma revisão de literatura sobre o tratamentos para dor cervical. Os autores concluíram que a manipulação articular é mais eficaz de que a mobilização ou tratamento fisioterápico de alguns casos de dor cervical subaguda ou crônica e perceberam que "todos os três tratamentos são provavelmente superiores ao tratamento médico".


  • Dor de Cabeça
     Boline e cols conduziram um estudo, no ano de 1995, randomizando, comparando a manipulação articular da coluna com a medicação para dor (amitriptilina) no tratamento de cefaléia tensional. Os autores concluíram que os analgésicos tem eficácia de curta duração e apresentam efeitos colaterais, enquanto "quatro semanas após a conclusão da intervenção, o grupo que sofreu manipulação da coluna demonstrou redução de 32% na intensidade da dor de cabeça, 30% no uso do medicamento simples, e 16% de melhora funcional da saúde, como um todo. O grupo que recebeu a terapia por amitriptilina não demonstrou melhora alguma, tendo apresentado, inclusive, uma piora sutil.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Drenagem Linfática Manual

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O que é Treinamento Funcional ?

      
    O Treinamento Funcional foi criado nos Estados Unidos por diferentes autores desconhecidos e, vem sendo muito bem difundido no Brasil, ganhando inúmeros praticantes. Tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE.
     Treinamento físico envolvendo principalmente o fortalecimento da região CORE, músculos de sustentação do corpo na sua região central (abdomem e muscuclatura dorsal - paravertebral, quadrado lombar...).
     Vários dos objetivos desse método de exercício representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano ( como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros ), envolvendo a  integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento. Um exemplo contrário a esse método, é o trabalho isolado do corpo para gerar um gesto motor específico, como visto na musculação tradicional.
     Essa visão abrangente permite que o Treinamento Funcional atinja o objetivo de controlar o sistema músculo-esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais. Além disso, a postura do corpo humano é controlada diretamente através destes órgãos sensitivo, que tem entre suas principais funções, a regulação do equilíbrio e a orientação do corpo no ambiente. No entanto, esse treinamento visa aprimorar ou resgatar a eficiência do movimento humano para atividades do cotidiano.

    O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios tanto ao corpo como também à mente. Pensando nisso, elucidamos alguns dos muitos benefícios do método:
  • Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
  • Melhoria da postura;
  • Melhoria do equilíbrio muscular;
  • Diminuição da incidência de lesão;
  • Melhora do desempenho atlético;
  • Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
  • Aumento da eficiência dos movimentos;
  • Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
  • Melhora da força, coordenação motora;
  • Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );
  • Melhora da lateralidade corporal;
  • Melhora da flexibilidade e propriocepçao;
  • Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.