ALONGAMENTO MUSCULAR
Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem seu comprimento, preparando e aquecendo os grupos musculares antes da atividade física e eliminando a tensão após o exercício físico.
Quanto mais alongado um músculo maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. Os nossos músculos que são responsáveis pelos movimentos, possuem uma característica importantes, a elasticidade, a qual permite o músculo voltar ao seu tamanho normal após serem alongados.
Entretanto, devido a vida sedentária posturas inadequadas, estresses diário e a não realização de alongamentos, é comum o aparecimentos de desalinhamentos e ou sobrecargas corporais. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimento, causando desconfortos e até dores.
O objetivo do alongamento não é ampliar a flexibilidade ao máximo, mas em nível adequado, evitando que os músculos fiquem curtos e rígidos, o que aumenta o risco de desvios e lesões, que penalizam a coluna e as articulações, além de gerar dores e limitar as atividades.
A prática regular, se possível diária, relaxa o corpo e a mente trazendo os seguintes benefícios:
- reduzem as lesões;
- relaxam o corpo;
- ativam a circulação;
- deixam o corpo mais solto e leve;
- corrige a postura;
- aumenta a agilidade mesmo com idade avançada;
- benefícios para a coordenação;
Ao realizar um alongamento a prioridade são os grandes grupos musculares: panturrilhas, coxas, costas, braços, ombros, quadris e pescoço. “Os mais sujeitos a encurtamento e desvio são os músculos que atravessam duas articulações, como os da parte posterior da coxa, da panturrilha e da parte posterior do braço (tríceps)”, informa o fisioterapeuta e ciclista goiano Thiago Ayalla Melo Di Alencar. Segundo ele, as pernas são mais negligenciadas do que os braços porque dá mais trabalho estender os membros inferiores.
No começo, caso você seja sedentário, alongar não é fácil pois há uma grande dificuldade e dor durante os exercícios. Porém mantendo os alongamentos de forma regular os movimentos se tornarão mais fáceis. Os movimentos de alongamento devem ser feitos até sentir uma tensão no músculo, a partir deste momento relaxe e sustente por 20 a 30 segundos. Respire devagar, de forma contínua e livre. Isso leva mais oxigênio e nutrientes para o corpo, ajudando a musculatura a responder melhor ao estímulo. Se prender a respiração, a tendência é se cansar mais rápido.
Se você tem problemas crônicos, desvio ou dor na coluna, converse sobre alongamento com um médico ou fisioterapeuta para evitar novos danos. E siga a regra: se doer, não faça por conta própria; peça acompanhamento especializado.


Nenhum comentário:
Postar um comentário