quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Lesões Musculares

  • Contusões

      Normalmente resultam de desequílibrio muscular, flexibilidade precária, estiramento excessivo, contração muscular violenta contra uma grande resistência, coordenação motora ineficaz e discrepâncias no comprimento dos membros inferiores.



  • Caimbras

      São contraturas exageradas das fibras musculares ocorrendo de maneira involuntária e dolorosa.
É causada por fadiga muscular decorrentes do excesso de trabalho, vícios posturais e falta de vitamina B.



  • Estiramento Muscular
      É um alongamento exagerado do músculo sem rompimento de fibras. Ele aparece como uma dor muscular local, que piora ao esforço. Geralmente não há sinal de derrame sanguineo. Falta de aquecimento e alongamento assim como as condições fisiológicas do músculo contribuem para a ocorrência de estiramento.

  • Distensões

Geralmente ocorrem em esportes que exigem esforço muscular explosivo, como também em esportes que exigem paradas bruscas ou uma perigosa combinação de aceleração/desaceleração.



      As lesões musculares podem ser evitadas através de um bom condicionamento físico, aeróbico, trabalhando a força muscular adequadamente e mantendo um bom alongamento da musculatura esquelética.
      O tratamento após uma lesão muscular é feito com aplicação de faixas compressivas, elevação e imobilização da extremidade lesada, crioterapia (gelo) e antiflamatórios prescritos pelo médico.
      Após a lesão, inicia-se a regeneração muscular com reação inflamatória entre 6 e 24 horas após o trauma. O processo de cicatrização inicia-se cerca de três dias após a lesão, com estabilização em duas semanas. A restauração completa pode levar de 15 a 60 dias para se concretizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário