sábado, 11 de fevereiro de 2012

Não ao Ato Médico!!


     Caros colegas da área da saúde, se vocês assim como eu não concordam com a aprovação do projeto lei do Ato médico não fiquem ai somente reclamando ou se mostrando indignados, vamos mostrar que somos unidos e que a atitude pode começar por você!
      Se você assim como tantos outros brasileiros e como eu votaram nas ultimas eleições, escolheram o senador que melhor se enquadrasse para defender seus dir...eitos, está na hora de cobrar essa atitude e que este faça por merecer o voto defendento tantos mil brasileiros que trabalham de forma digna em suas profissões cuidando da saúde e bem estar de tantos outros.
      Se cada um fizer o que sabe melhor e o que lhe cabe fazer dentro da sua profissão com certeza a saúde em nosso país seria muito melhor, sendo assim fica a dica aos nossos colegas médicos : cada macaco em seu galho, isso não quer dizer que o galho de vocês está acima do nosso!
      E você se assim como eu se sentiu desvalorizado, que seus 5 anos e tantos outros mais de estudo em sua area de atuação não estão recebendo o devido valor entre nos seguintes sites e enviei emails aos senhores senadores para que estes saibam do descontentamento de tantos brasileiros que assim como os senhores médicos também possuem uma profissão tão e quão importante e são capacitados para desempelha-las.

http://www.naoaoatomedico.org.br/index/index.cfm

http://www.atomediconao.com.br/

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Lesões Musculares

  • Contusões

      Normalmente resultam de desequílibrio muscular, flexibilidade precária, estiramento excessivo, contração muscular violenta contra uma grande resistência, coordenação motora ineficaz e discrepâncias no comprimento dos membros inferiores.



  • Caimbras

      São contraturas exageradas das fibras musculares ocorrendo de maneira involuntária e dolorosa.
É causada por fadiga muscular decorrentes do excesso de trabalho, vícios posturais e falta de vitamina B.



  • Estiramento Muscular
      É um alongamento exagerado do músculo sem rompimento de fibras. Ele aparece como uma dor muscular local, que piora ao esforço. Geralmente não há sinal de derrame sanguineo. Falta de aquecimento e alongamento assim como as condições fisiológicas do músculo contribuem para a ocorrência de estiramento.

  • Distensões

Geralmente ocorrem em esportes que exigem esforço muscular explosivo, como também em esportes que exigem paradas bruscas ou uma perigosa combinação de aceleração/desaceleração.



      As lesões musculares podem ser evitadas através de um bom condicionamento físico, aeróbico, trabalhando a força muscular adequadamente e mantendo um bom alongamento da musculatura esquelética.
      O tratamento após uma lesão muscular é feito com aplicação de faixas compressivas, elevação e imobilização da extremidade lesada, crioterapia (gelo) e antiflamatórios prescritos pelo médico.
      Após a lesão, inicia-se a regeneração muscular com reação inflamatória entre 6 e 24 horas após o trauma. O processo de cicatrização inicia-se cerca de três dias após a lesão, com estabilização em duas semanas. A restauração completa pode levar de 15 a 60 dias para se concretizar.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O que é Quiropraxia?

     
     Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.
      A atuação do quiropraxista está no sistema neuro-músculo-esquelético. Os principais acometimentos tratados pela Quiropraxia são:
  • Dores na coluna lombar
  • Hérnia de disco e dor ciática
  • Dores no pescoço
  • Dores e tensão muscular
  • Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo
  • Restrições à movimentações
  • DORT/LER
     Existem centenas de pesquisas que relatam o tratamento de Quiropraxia como uma das formas mais seguras para acometimentos articulares, especialmente a coluna vertebral.

  • Lombalgia
     Um estudo conduzido pelo médico T.W. Meade, publicado no British Medical Journal, concluiu, após dois anos de acompanhamento dos pacientes, que "para pacientes com dor na coluna lombar, para os quais não haja contra-indicação quanto à manipulação articular, a Quiropraxia praticamente garante benefícios compensadores e de longa duração, em comparação aos tratamentos hospitalares ambulatoriais oferecidos a pacientes".

  • Cervicalgia
     Médicos e Quiropraxistas da Corporação RAND e de várias outras institutições acadêmicas, realizaram uma revisão de literatura sobre o tratamentos para dor cervical. Os autores concluíram que a manipulação articular é mais eficaz de que a mobilização ou tratamento fisioterápico de alguns casos de dor cervical subaguda ou crônica e perceberam que "todos os três tratamentos são provavelmente superiores ao tratamento médico".


  • Dor de Cabeça
     Boline e cols conduziram um estudo, no ano de 1995, randomizando, comparando a manipulação articular da coluna com a medicação para dor (amitriptilina) no tratamento de cefaléia tensional. Os autores concluíram que os analgésicos tem eficácia de curta duração e apresentam efeitos colaterais, enquanto "quatro semanas após a conclusão da intervenção, o grupo que sofreu manipulação da coluna demonstrou redução de 32% na intensidade da dor de cabeça, 30% no uso do medicamento simples, e 16% de melhora funcional da saúde, como um todo. O grupo que recebeu a terapia por amitriptilina não demonstrou melhora alguma, tendo apresentado, inclusive, uma piora sutil.